sábado, 19 de novembro de 2011

BASES BÍBLICAS DO ENSINO

EDUCAÇÃO CRISTÃ ORDENADA: a palavra ensinar é repetida mais de 200 vezes na Bíblia. Exemplos: Deuteronômio capítulo 4.versos: 1,5 e 10, Deuteronômio capítulo 6, verso 1.
Especificamente, o ensino foi ordenado por Cristo em Mateus 28.19-20.
A "Grande Comissão" dada à Igreja não envolve apenas a proclamação das boas novas (evangelismo). Os ensinos (doutrinas) precisam ser apresentados ao povo, para edificação e afastamento das heresias (erros): Romanos 15.4, Colossenses 1.28,  1 Timóteo 4.11.
O próprio ministério de Jesus foi, em grande parte, voltado ao ensino: Mateus 5.2, 7.29, 9.35, Lucas 4.15, etc.
Os primeiros cristãos foram zelosos no ensino: Atos 5.42.
As bênçãos decorrentes do ensino da Palavra de Deus são expressas em João 5.39, Romanos 15.4, Salmo 119.105, 2 Timóteo 3.14-17, Apocalipse 1.3.
ENSINO BÍBLICO ÀS CRIANÇAS
O ensino bíblico não deve ser ministrado somente a jovens e adultos. Há vários exemplos bíblicos da ênfase de ensinar a criança dentro da Palavra de Deus: Provérbios 22.6, Deuteronômio 6.7, Mateus 19.13-14, 2 Timóteo 3.14-15.
A base da personalidade é formada logo nos primeiros anos de vida. Assim como a criança está aberta para conhecer a Jesus, ela também está para o mal. As crianças sempre foram alvos do diabo, pois ele sabe a importância de investir nesta fase da vida do ser humano.
Temos a impressão que nossas crianças estão precoces, que a inocência está acabando mais cedo. O inimigo tem usado a mídia como forte aliado para destruir a infância. Sabemos que nunca será fácil, as pressões sempre serão grandes, mas “maior é o que está em vós, do que aquele que está no mundo” (1 João 4.4)
Diante disso e muito mais conclui-se que o evangelismo e o ensino bíblico deveriam ser prioridade nas igrejas. Todos precisam de Cristo, começando pelas crianças, Jesus nos ordenou isso:
“Vão e façam discípulos de todas as nações... ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei” (Mateus 28.19-20).
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial basta amá-las, orar, ser exemplo.

Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!
“Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem; o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo.” (Charles Spurgeon)
Invista tempo nessa terra fértil com o melhor que você pode oferecer: a Verdade de Jesus Cristo que está na Bíblia. Ensine as crianças ao seu redor a amar a Palavra de Deus e contemple o belo crescimento de um servo de Deus.
www.ebdonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Template designed using CRIANDO LAYOUTS