♥A importância do culto infantil♥

 Tia Priscila 


O Cultinho mensal para as crianças é de suma importância, uma vez que elas esperam sempre algo de novidade, e em cada culto temos muitas bênçãos para nossas crianças, por isso aproveite bem esta apostila, e que ela sirva para sua edificação, em seu ministério.

Pontos importantes do Culto infantil das nossas crianças.

  1. Oração
  2. Louvores
  3. História (palavra)
3.1  Recursos usados para a pré e pós-ministração da história (data-show, retro, cartazes, painéis, fantoche, dramatização com estilo época e etc..)
  1. Participação das crianças no culto, num todo, seja nos louvores, palavra, e outras atividades.
  2. Encerramento com brindes (não é interessante como essas crianças esperam sempre algo? Seja balão, balas, doces, ou lanches)

1.        ORAÇÃO

É importante desde cedo incentivar nossas crianças a manter o hábito da oração, sabemos que ela é de grande valia para nos manter em contato com Deus, e sabemos muito bem da dificuldade de nós adultos mantermos este hábito, por isso se nossas crianças chegam na Igreja, vamos pedir para elas “ajoelharem-se” e a orar, e não ficar nos bancos correndo para lá e para cá. Tenho por certo que o hábito vai ser tornar futuramente em um aliado de nossas crianças, uma vez que fazendo hoje, não esquecerão amanhã.

2.        LOUVORES

Eles adoram cantar, e se não ganharem oportunidade, “ficam bravos ou tristes”. Por isso é importante fazer uma “escala do culto em si, quem vai ler a palavra, quem vai orar, e quem deseja louvar”. Mas sempre há muitas crianças para louvar, então faça o seguinte, converse com eles e diga que “se não der para louvar neste culto, terão oportunidade no próximo” mas não esqueça de deixar anotado os nomes, por que se esquecer eles certamente não esquecerão. Além do que incentivar elas a louvarem é uma benção pois podem estar “gerando” um talento, e ainda assim estamos incentivando-os a sempre louvar DEUS, o que é mais importante.

3.        HISTÓRIA BÍBLICA [PALAVRA]

Uma das partes mais importantes do Culto, certamente sua equipe de (tios e/ou tias) convidaram alguém para trazer a mensagem, e um fator importante, na verdade sempre desejo convidar alguém que PREGUE para as crianças e traga a igreja também uma mensagem com a mesma direção. O que vemos é de fato um (a) pregador (a) ser convidado (a) para crianças e prega para a igreja e as crianças ficam "boiando" por favor, eles esperam o ano todo para esse evento, aí vem alguém e prega para os adultos ? É certo que pode haver direção para adultos , existem exceções, no entanto se é culto infantil, pregue para as crianças. Muito cuidado na escolha, deve-se conhecer a pessoa, ou pelo menos ter indicações a respeito dela. E sempre ter o aval do PASTOR LOCAL e consultá-lo antes.






3.1    RECURSOS VISUAIS PRÉ E PÓS-MENSAGEM

Este tema está ligado á ministração da história, uma vez que varia de acordo com cada convidado para ministrar. Podemos abusar tranqüilamente no uso de recursos para a ministração, claro que desde que os mesmos estiverem disponíveis, entre tais temos:
·         Cartazes, veja meus cartazes
·         flanelógrafos,
·         data-schow,
·         retro-projetor (slides)
·         fantoches (em algumas igrejas não é permitido – sempre que viajo pergunto antes se posso levar, é bom respeitar os costumes locais)veja nosso fantoche.
·         Recursos visuais para auxilio na fixação dos versículos, veja o modelo.
·         Recursos visuais para o pós-mensagens, para testar a fixação da mensagem pelas crianças (Perguntas) no meu caso eu uso a minha ovelhinha MÉÉ, conheça a Méé


4.        PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS

Elas são “donas do culto” logo tem muito que participar, desde o começo, eis algumas participações delas no culto:

·         Cantar hinos da harpa
·         Leitura da bíblia
·         Louvores
·         Dramatizações (se tiver)
·         Fantoches (se tiver)
·         Coreografias (se tiver)
·         Auxílio para segurar visuais de versículos de pré-mensagem com preletor (a)

O importante é usá-las com empenho, dando a elas a ênfase de estar sempre envolvido na obra do MESTRE e servindo a Cristo e a igreja, amanhã eles serão obreiros (as).

5.        ENCERRAMENTO -  BRINDES – LANCHES

É impossível terminar um culto infantil sem dar a eles algo. Nem que seja uma lembrançinha de E.V.A feita com amor e carinho. Mas se for doce, balas, pipocas, lanches e balões, pronto, você já os conquistou-os para que eles venham no próximo culto, e é importante salientar a eles para que TRAGAM VISITANTES, seu amiguinho de escola e etc. Pois assim você já os ensina a serem “evangelizadores” desde cedo. É claro que isto depende muito dos recursos disponíveis em cada grupo, mas lembre-se um esforço para incentivá-los a estar na igreja é sempre benéfico.
Fonte:Tia Pri

 
Template designed using CRIANDO LAYOUTS