segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Semeando e Colhendo o amanhã


O que é educar? Se andarmos pelas ruas em busca de uma resposta para esta pergunta, escolhas e histórias de vida darão corpo uma série de definições. Há pessoas que apontarão para um preparar-se para o futuro. Outros, dirão que é algo para fazer de uma criança um alguém. Outros dirão que é importante sem saber o motivo. Mas, educar é algo mais maravilhoso do que preparar pessoas para o amanhã que ainda não chegou. Educar é, ao mesmo tempo, semear e colher o amanhã!
É na escola que fragmentos de um futuro mais justo, alegre e sensato podem fazer parte do hoje! O mestre é alguém que age no tempo presente e vê, na mesma conjugação, o desabrochar e o frutificar de uma planta que se chama Pedrinho, Mariazinha, Joãozinho... Quantas e quantas plantas estão querendo romper o solo fértil! É o mestre quem tem a sublime missão de regar, cuidar, inspirar e permitir que a visão de mundo seja impactada pela certeza de que educar é uma ação que não está presa a um fim futuro. Educar transforma o mundo de hoje! Educar amplia os horizontes de quem, hoje, caminha pela árida realidade de uma sociedade sem esperanças!
E quem foi o maior mestre? O mestre da esperança? Um homem que marcou pela sua simplicidade. E, que simples com um verdadeiro educador deve ser, impactou toda uma civilização. Este homem via as pessoas não como elas eram, mas como elas poderiam vir a ser. E assim, estas mesmas pessoas, foram se tornando aquilo que foi visionado pelo grande e maior mestre que já existiu! Este homem não condenou as pessoas a se acomodarem em sua realidade. Ele as impulsionou! Muitas vezes incompreendido o mestre dos mestres ia levando pessoas a beira do maior precipício de suas vidas. Pessoas que muitas vezes não compreendiam o processo e a visão do mestre. E, a beira do precipício, ele as empurrava. E elas voavam. E o futuro se fazia presente. A semente dava frutos. Frutos de excelência! O mestre maior que nos empurra ao precipício de nossas vidas é Jesus! Voemos! Voemos! Voemos!
De Jesus ficam lições para a escola que está diante de nós: Uma delas: O olhar do educador deve perceber em uma criança a materialização dos sonhos e desejos que moram no mais oculto do coração e presenteá-la com a visão de um mundo feliz onde sonhos e desejos são reais. Outra: Se não estivermos dispostos criar situações de desafios, sonhos e desejos talvez nunca se realizem. Se o mestre não levar os discípulos a beira de precipícios, talvez nunca uma criança aprenda a voar!
Mas, o que é educar? Educar é ver nas sementes o encanto da beleza das flores e salivar diante do sabor dos frutos! Educar é permitir que a beira do precipício seres humano criem asas e voem alto! Educar é ver na escola fragmentos de um futuro justo, feliz e real. Educar é a arte de dar as mãos!
Educar é o sentido da Vida!
Marcos Tedesco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


 
Template designed using CRIANDO LAYOUTS