segunda-feira, 21 de março de 2011

IMPORTANCIA DE SE ESTABELECEREM OBJETIVOS NO ENSINO



I  O que é objetivo?

Como chegarei a algum lugar se não sei aonde quero ir?

Objetivo é a meta ou alvo previamente estabelecido, ou aquilo que propomos alcançar.

Exemplo: Quero que meu filho seja um freqüentador assíduo da Escola Dominical, portanto, todos os domingos vou às Reuniões da Igreja  com ele.

 II  Exemplos de Objetivos

1.    Levar as crianças ao conhecimento de Jesus, da Salvação. É claro que desejamos que as crianças sejam salvas por Jesus o mais breve possível, e lutaremos para que isso aconteça, mas algumas se converterão hoje e outras amanhã. Portanto, este objetivo pode ser de longo alcance, porque a cada dia encontramos crianças que ainda não foram alcançadas pela graça de Jesus.

2.    Levar as crianças ao crescimento no conhecimento da Palavra de Deus. 
3.    Levar as crianças a trabalharem na obra do Senhor.  A criança não precisa esperar a fase adulta para servir ao Senhor; ao contrário, deve começar desde já, e não como diz o corinho:  “Eu vou crescer, eu vou crescer, e quando eu estiver deste tamanho assim (erguem-se os braças para cima), eu quero trabalhar para meu Jesus, enfim”.

Características do bom professor

 Ao mencionarmos o título acima: “características do Bom Professor”, corremos o risco de criar barreiras ao ensino cristão, pois muitos poderão examiná-las e concluir, precipitadamente, que não são dignos de ensinar, por não preencherem todas as características citadas.

Portanto, saibam que Deus usa vasos de barro, trasbordantes de rico tesouro (Cristo),  para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós  2 Co. 4:7.

O que Deus quer, portanto, é que haja disposição em nós, e humildade para reconhecermos que nossas vidas precisam ser transformadas, a fim de que a glória dele seja manifestada.

Por isso, a propósito de analisarmos nossas vidas e nossas intenções, no serviço do Senhor, citaremos algumas características do bom professor para que este seja grandemente usado por Deus, na sua obra.

Dividiremos em dois aspectos as características.

I.               Características Internas:

1.    Convicção de sua própria salvação, através de Jesus Cristo.

2.    Convicção do seu chamado para o ministério do ensino cristão.

3.    Visão e amor pelas crianças, reconhecendo suas necessidades espirituais e amando-as ao ponto de se doar para suprir aquelas necessidades.

4.    Compromisso com o Senhor Jesus Cristo.

5.    Dependência do Senhor, confiando no seu poder para transformação de vidas.

II.        Características Externas:

1.    Bom procedimento como modelo às crianças 
2.    Competência que nasce do esforço e do preparo intelectual, técnico e específico.

3.    Pontualidade, seriedade para com os compromissos, assiduidade e boa preparação da aula.

4.    Conhecimento das características dos alunos em suas faixas etárias, para melhor compreendê-los.

5.    Criatividade na apresentação da aula, variando as técnicas e recursos pedagógicos da melhor maneira possível. (Lembre-se de que a criatividade não é inata, mas adquirida e depende da experiência e do esforço pessoais).

6.    Pesquisa, busca na leitura e experiência de outras novidades para sua classe. Não hesite em ouvir e acatar sugestões e idéias. 

Conclusão:

Professor, você pode, após uma  análise das características acima referidas, concluir:  Não correspondo, nem corresponderei a este padrão; portanto, desisto! Mas você pode também concluir como o Apóstolo Paulo:  Não que por nós mesmos sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para somos ministros de uma nova aliança... 2 Co. 3: 5,6a.

Lembre-se de que o alvo maior de nosso ensino é: 
SALVAÇÃO, CRESCIMENTO E SERVIÇO  dos nossos alunos, para a glória de Deus.

Copiado da Revista “Aventuras”  - Revista do Professor

Um comentário:

  1. Olá!
    Muuito lindinho seu blog ;)
    Espero sua visita no meu blog!
    Bjs queridaa!!
    Fica com Deus!! *-*

    ResponderExcluir


 
Template designed using CRIANDO LAYOUTS