quinta-feira, 5 de agosto de 2010

♥TREINAMENTO DE PROFESSORES DA ESCOLA BÍBLICA INFANTIL♥



Provérbios 22: 6 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.


Objetivos da EBD Infantil:


A EBD infantil existe para ENSINAR a criança no caminho em que deve andar, ou seja, na presença de Deus. É o momento onde se aprende a orar, a cantar, a conviver em grupo com outras crianças, e também é o momento onde APRENDEM a Palavra de Deus, numa linguagem simples, porém com sabedoria.


O preparo dos professores:


Assim como em qualquer escola secular, os professores devem sempre estar muito bem preparados para o ensino bíblico. Geralmente a criança é muito curiosa, e por certo, lhe fará perguntas que pode levar o professor despreparado a um sentimento de “vergonha”, causando assim uma impressão ruim para a classe. Porém, o professor não tem a obrigação de saber tudo. No entanto, deve usar de sabedoria para esta ocasião, dizendo que vai pesquisar e no próximo encontro lhe dará a resposta.
O professor deve buscar ter bastante conhecimento da lição que será ensinada. Se possível não fique apenas na leitura do material utilizado, busque outras traduções bíblicas, outras referências, que lhe ajudarão muito no desenrolar da história. Ter uma Bíblia na Linguagem de Hoje, seria muito sábio da parte dos professores, pois a leitura nunca deve ser feita de maneira complicada e sim com palavras conhecidas destes pequeninos.


O professor deve ser preparado não apenas no conhecimento bíblico, mas em primeiro lugar deve ter sua vida no altar de Deus. Precisa manter um bom testemunho dentro e fora de casa. Precisa manter uma vida de oração, consagração e separação do pecado. O preparo na vida no professor começa de dentro para a fora!


Preparando a lição:


Conhecendo bem a história bíblica, o professor não terá a necessidade de estar lendo no livro ou na Bíblia, e sim, apenas mostrando a figura da história, e fazendo gestos, “caras e bocas”, trará a atenção das crianças para si, e elas absorverão maiores detalhes.
Conhecendo bem a história bíblica, o professor terá a liberdade de olhar diretamente nos olhos das crianças, e fazer com que elas participem da história, isso ajudará a memorizar a Palavra de Deus.


O conhecimento da história bíblica, não virá de uma leitura simples apenas. O professor deve dedicar tempo lendo uma e outra vez, orando para que o Espírito Santo lhe revele algo novo e edificante para as crianças através da história. Leia a história bíblica todos os dias até o dia em que for ensiná-la. Isso fará com que o professor memorize bem o texto, sem medo de errar.


Um professor bem preparado se nota de longe. Sua bíblia é anotada. Possui apontamentos em seu caderno. Preocupa-se com tudo o que vai acontecer durante a história: Movimentos, palavras, olhares, expressão, etc.


Cabe ao professor, preparar os desenhos para pintura, recortes ou colagens, tudo feito antecipadamente e com capricho. Nada de deixar para última hora e fazer de maneira relaxada. Todo desenho deve ser sem muitos detalhes (dependendo da idade). As crianças merecem um cuidado todo especial e portanto, cada detalhe valerá por estes pequeninos. (Quando notar que o material está terminando, avise o líder, não deixe em cima da hora)


O professor bem preparado, aprende músicas sobre as histórias bíblicas. Ele não espera que outros o façam, ele mesmo se encarrega de conhecer e aprender “musiquinhas” de criança para ensinar juntamente com a lição. (musica infantil deve ser curta e com palavras fáceis de pronunciar)


Cabe ao professor, facilitar a memorização do versículo bíblico chave da lição. Isso deve ser feito na linguagem simples para que todos possam memorizar na mente e no coração.


Chegou a hora de Ensinar:


Este é o momento mais esperado pelas crianças. O momento do Culto Infantil. 


Tudo já deve estar preparado: classe arrumada, limpa, objetos no lugar, versículo de memorização em letras grandes e lugar visível. Material para atividade após a história bíblica já deve estar em seu devido lugar. Se for utilizar CD para musica, já deixe preparado de antemão.


Com um sorriso nos lábios, e um abraço amigo, cumprimente cada criança ao entrar na sala.
Chame-as pelo nome, se não conhece o nome delas utilize um crachá bem criativo para todas as crianças. Não as chame por apelido, e sim pelo nome.
Coloque cada criança em seu devido lugar, separando as que gostam de conversar.
Com um: “Boa Noite, a paz do Senhor”, faça uma oração com palavras simples, voz audível, e não muito longa para iniciar o Culto Infantil.
Faça a chamada, colocando os nomes das crianças no quadro de freqüência. Não esqueça os visitantes. Elogie aquele que trouxe o visitante e incentive os demais a fazerem o mesmo no próximo Culto.
Pergunte como foi a semana de cada um. Pergunte se alguém recebeu uma benção de Deus especial e deixa-a contar. Cuidado para não tomar muito tempo.


Comece anunciando o tema da história de hoje:
Por exemplo: Hoje vamos aprender sobre uma grande pescaria!
- Alguém já pescou alguma vez? Peixe grande ou pequeno? Foi fácil pescar? (perguntas simples para que eles comecem a participar)
Segure a figura da história o tempo todo diante dos olhos das crianças. Não esconda seu rosto. Você deve estar sempre olhando nos olhos de cada um. Conte a história com bastante entusiasmo. Mude a voz se for preciso (caso tenha um diálogo por exemplo). Mantenha a altura da sua voz.
No desenrolar da história, faça perguntas do tipo:
- Quem eram mesmo que estava no barco? (Pedro e Tiago)
- O que aconteceu quando Jesus pediu para jogar a rede novamente? (obedeceram)
Faça as perguntas fazendo “caras e bocas”, incentivando-as a responder. Caso responda errado, vc deve ensiná-las com amor.
A moral desta história pode ser que: somos pescadores de almas, e portanto, devo convidar meus amigos para virem à igreja comigo! (Vc poderá fazer um peixinho-convite, e cada criança levará para convidar outra criança para o próximo culto).
Geralmente histórias longas farão com que as crianças desviam a atenção. Portanto, procure preparar bem a lição, para no desenrolar da história frisar apenas os aspectos de maior importância para o momento.


Peça que as crianças tragam uma bíblia, mesmo que elas não saibam ler. Assim elas se acostumarão a trazer a Bíblia na Casa de Deus. Use de estratégia: Quem trouxer a Bíblia no próximo culto, ganhará uma surpresa (que pode ser um pacotinho de pipoca). Para crianças que estão em dois ou três irmãos, vale uma Bíblia apenas.Para memorizar o versículo bíblico, leve-os a repetir por pelo menos 3 vezes em voz alta.Cantando:Toda música para crianças deve ser de linguagem fácil e curta. Musicas longas tendem a ser enjoativas, e geralmente eles não assimilam palavras inteiras.Cabe ao professor, conhecer bem a musica a ser ensinada. Ensaie em casa. Aprenda a letra. Invente gestos. Faça caras e bocas se for preciso, isso ajudará a que todos deixem de ser tímidos e louvem ao Senhor.Cabe ao professor, preparar de antemão um aparelho de som, ou rádio-gravador, caso seja utilizado um CD. Vergonha e timidez na frente das crianças não funcionará. Portanto, se vc é tímido (a) ore ao Senhor para que faça de vc uma pessoa livre para ensinar com excelência. As crianças notam com facilidade quando vc está inseguro (a) ou tímido (a). Isso é prejudicial ao ensino.Atividades:Cabe ao professor preparar a folha de atividades para cada história a ser aprendida.O desenho deve sempre estar relacionado com a história.O desenho deve ser grande e sem muitos detalhes.Tenha sempre folhas o suficiente para todas as crianças.Coloque sempre o nome da criança, e a data. (Estas folhas, irão para a pasta individual de cada criança para as reuniões com os pais).Distribua as folhas, o lápis de cor, (ou giz de cera, etc.).Ao som da musica aprendida nesta noite, eles estarão pintando o desenho.Recolha as folhas para guardá-las em suas devidas pastas.IMPORTANTE:Cada professor é responsável pelo material utilizado com as crianças. Cada professor deve ter o seu e deve ser suficiente. (Lápis de cor, giz de cera, massinha, sulfite, lápis preto, apontador, etc.). Todo material deve estar devidamente guardado em caixas decoradas. Não se esqueça: vc está trabalhando com crianças.Terminando:Ao encerrar o Culto Infantil, peça que o “Ajudante do Dia”, recolha as folhas e o material utilizado (Lápis de cor, por exemplo). Agradeça a criança!Caso vc tenha entregado o crachá, também devem ser recolhidos.Coloque todos de pé, de mãos dadas, e pergunte se alguém tem algum pedido especial para apresentar ao Senhor. Com palavras simples faça a oração. Agradeça a presença de todos. Faça uma fila para levá-los de volta a igreja. Oriente-os a que não entrem correndo e sim em ordem.Retire os nomes do “Quadro de Presença”, guarde-os. Deixe a classe arrumada. Não se esqueça de fechar a porta.
Fonte: TIAPRI.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário


 
Template designed using CRIANDO LAYOUTS